domingo, 20 de maio de 2012

Feedback sobre o novo tratamento:

Depakote (divalproato de sódio) + Lamitor (lamotrigina)

No primeiro dia fiquei melhor, como disse no post anterior... Um pouco estável em termos de humor. Meio tonta, meio enjoada. Dava pra aguentar. Tomei na terça à noite, na quarta estava assim...

Quinta-feira comi pouco por causa da náusea, mas consegui dar aula e fazer coisas triviais. Meio que me esforçando, mas tava dando pra aguentar. Fui fazer uma aula de balé e parecia que estava dançando em um barco. Fiquei tonta e bastante enjoada. Comecei a suar frio, mas me segurei e consegui ir até a reverência...

Sexta-feira parecia que eu tinha sido atropelada por um elefante. Estava muito sonolenta, falando enrolado, com muita náusea e dor de estômago. Comecei a ficar deprimida de novo. Mas tava lá, firme! Trabalhei como pude. Mas não consegui sair com os amigos de noite. Ok, posso ficar sem sair por enquanto, né?

Sábado - ontem - fui me arrastando para uma reunião pela manhã. Precisei que um amigo me buscasse porque não conseguia mais dirigir direito, nem raciocinar. Falava enrolado. Parecia que estava dopada. Um horror! Comi como pude. Fui para casa. Dormi das 12 às 20h, acordando de vez em quando, querendo sair da cama, mas sem forças. Mandei um torpedo para a psiquiatra. Ela disse que era normal e me falou para tomar um antiemético. Às 22h duas amigas vieram me buscar porque estavam preocupadas comigo.

Uma delas está nos últimos semestres do curso de Farmácia. Fomos estudar a interação medicamentosa entre Depakote (divalproato de sódio) e lamotrigina. Acontece que o Depakote faz com que a lamotrigina permaneça em minha corrente sanguínea por 140 horas. Ele diminui a capacidade que o fígado tem de eliminar a substância. Ou seja, se eu estava tomando lamotrigina todos os dias, ela estava se acumulando dentro de mim. Eu estava praticamente intoxicada! Tomei o antiemético que a psiquiatra sugeriu. Comi uma canja. Como tinha tomado o maldito Depakote antes de minhas amigas chegarem, quase não conseguia ficar de olhos abertos enquanto estive com elas. Voltei pra casa e dormi fácil.

Acordei com uma das piores dores de estômago que já senti. Decidi que não tomaria a lamotrigina hoje pela manhã, mesmo porque as 150 mg que eu tomei todos os dias, somando praticamente 600mg, estavam quase todas ainda dançando na minha corrente sanguínea. E vão ficar ali por 140 horas. Calculem quanta reserva de lamotrigina tenho até agora!

Depois volto aqui e dou mais notícia!

Um comentário:

  1. Adorei conhecer teu blog. Eu também sou borderline...É uma luta constante! Sei bem como é isso...

    Beijos!

    ResponderExcluir